domingo, 23 de maio de 2010

Top 10 - Bandas

Olá, pessoas. Hoje não vou ficar aqui reclamando ou "batendo" nos cristãos ou pessoas religiosas em geral. Vou falar da minha maior paixão. Fiquei pensando no meu Top 10 de bandas e realmente foi um grande exercício mental e, sem contar, uma grande viagem pela nostalgia de 20 anos atrás, quando comecei escutar música.

Levei em consideração três critérios.
*História da banda: A sua carreira como um todo. Seus altos e baixos e a sua produção neste tempo.
*Importância: Isso em relação a minha vida, um critério bem subjetivo.
*Qualidade: Isso se refere a harmonia melódica entre os integrantes, habilidades instrumentais, letras e melodia. Associado a isto estão os estilos que mais me apetecem.

Sendo assim aqui vamos de forma descrescente e, também, colocando o três álbuns que mais gosto de cada um. Aproveite para baixar/comprar e apreciar uma boa música.

10 - Aerosmith
O que falar de um dos dinossauros do Hard Rock? Vários altos e baixos. Grandes hits... mas não necessariamente bons. Atualmente em uma fase bem triste para quem curtiu seus trabalhos na década de 70. Este é o principal motivo que os coloca aqui. Os cinco primeiros cds do Aerosmith são absurdamente bons. Um bom e velho rock and roll com grandes influências de blues. Toda a década de 70 deles valeu por 30 anos de cds bem ruins e vendidos nas décadas seguintes. Aqui entra algo interessante... somente em 1997 que, através do único trabalho deles depois dos anos 70 (Nine Lives) que prestou, foi que eu comecei a buscar as coisas mais antigas. Os anos 80 e começo dos 90 são repletos de clássicos da minha juventude e conhecido (infelizmente cantado) por qualquer pessoa. Não que eu não escute estes hits, até porque eu escuto... mais por uma questão de nostalgia. Mas eu não suporto ver alguém pelo qual eu sinto um profundo desprezo (e não são poucas pessoas) cantarem as piores e mais famosas músicas de uma banda que eu gosto muito e por isso o Aero chega na décima posição no meu Top 10.

1 - Rocks (1976)
2 - Get Your Wings (1974)
3 - Draw The Line (1977)

9 - Skid Row
Não... Skid Row não é uma banda farofa! Confesso que o primeiro cd (Skid Row - 1989) é bem farofão mesmo, mas ainda assim tinha algo neles que os destacavam dessa onda de bandas de Hard farofas da década de 80. Essa confirmação veio com o segundo cd deles, o Slave to the Grind (1991). Um cd digno da galeria do rock! Um Hard Rock maduro e agressivo e, claro, com baladas bem eladoradas e marcantes. A carreira do Skid foi muito meteórica e, apesar de não ter acabado, está em grande baixa. Não vou dizer que a saída do Sebastian Bach (um dos melhores vocais existentes na minha humilde opinião) decretou o final da banda. Eles já lançaram dois cds com outro vocalista e continua razoavelmente bom, mas não com aquele explendor da era Bach. Isso se deve a caída de qualidade/inspiração dos demais integrantes da banda... a carreira solo do Bach também não é lá muito boa, apesar de ser melhor que o atual Skid Row. E, cá entre nós, o Bach é um tanto quanto rockstar... muito problemático. Por terem tido um início de carreira muito bom e ainda estarem buscando a velha forma eles aparecem na nona posição.

1 - Slave To The Grind (1991)
2 - Subhuman Race (1995)
3 - Skid Row (1989)

8 - Iron Maiden
Iron fuckin' Maiden... um dos gigantes do metal. Diferentemente das duas bandas supracitadas, o Maiden está em grande fase. Esse atual flerte com o progressivo deixa o Maiden muito interessante, mas sem perder suas características. Seu início de carreira foi totalmente incrível, com uma série de cds magníficos. Porém, os fãs mais radicais que me perdoem, a saída do Bruce e a entrada do Blaze fez a qualidade do Maiden cair um tanto. Não pelo Blaze em si, que é um grande vocalista, mas o problema é que ele tinha que substituir o Bruce... que, convenhamos, é insubstituível. O Maiden fez boas músicas na era Blaze, sem dúvidas, que ficam muito boas na voz do Bruce. Por este breve período Blaze e pelo Maiden ter aparecido na minha vida em um momento não tão importante e ainda concorrido (várias bandas boas) ele aparece na oitava posição.

1 - A Matter Of Life And Death (2006)
2 - Piece Of Mind (1983)
3 - Brave New World (2000)

7 - Testament
Um dos grandes do Thrash Metal da Bay Area. Um dos meus sub estilos favoritos ao lado do Progressive Metal. Thrash da Bay Area tem a cara do Testament, debochado, irônico e sarcástico. E o melhor de tudo... é um estilo que nunca entrará no gosto do público em geral. É o tipo de música que não interessa em ser comercializada. Testament foi a banda que abriu meus ouvidos para o metal mais pesado e tenho profunda gratidão por isso. O grande problema é a qualidade dos cds de década de 80. O som é muito pastoso e isso não me agrada muito. E, como várias bandas aqui presentes, tiveram seus altos e baixos. Hoje em dia vive uma fase mediana, mas na soma do conjunto é uma grande banda, com um grande vocalista (literalmente) e músicos de altíssimo gabarito. O Alex Skolnick possui uma banda de jazz muito boa e que vale a pena ser escutada, mas é no Testament que ele arrasa.

1 - The Gathering (1999)
2 - The Ritual (1992)
3 - The New Order (1988)

6 - Threshold
Uma banda muito boa mesmo, porém com grandes altos e baixos. Troca de vocalistas que, ao meu ver, influenciaram diretamente na composição das músicas. As letras desta banda testam minha aceitação de temas religiosos. Eu não considero que o Threshold seja uma banda de White Metal, até porque se eu considerasse eles não estariam aqui. Suas temáticas são um tanto quanto espirituais, mas de uma forma bem agradável... quase filosóficas. Mas aqui vale destacar a harmonia entre os músicos, eles conseguem dar um corpo a música de uma forma muito íntegra e isto eu acho único nesta banda. Somado a isto eles também não são do gosto do público em geral, o que eu aprecio muito, e estão começando a ter um prestígio no meio musical do metal, muito bem merecido. Ainda sonho em assistir um show deles. Eles aparecem em sexto por apresentar uma característica que eu acho muito importante em bandas de Progressive Metal... eles possuem identidade. Bandas que tocam Progressive precisam ter uma identidade, de você pegar uma música no meio e falar "É Threshold". Muitas bandas deste sub estilo do metal apenas masturbam o instrumento e nada mais. 

1 - Hypothetical (2001)
2 - Dead Reckoning (2007)
3 - Critical Mass (2002)

5 - Everon
Imaginem uma banda com grande capacidade técnica, com as letras mais magníficas que existem em relação ao amor e suas externalidades e temas introspectivos, com cds com a qualidade de gravação impecável e com um vocalista com a voz de cantor da Disney. Este é o Everon, que juntamente com o Threshold, apareceu em uma fase da minha vida muito boa. Eles também possuem uma identidade única e infelizmente eles não possuem grande prestígio no mundo do Progressive Metal. Diferentemente de outras bandas aqui eles não tiveram altos e baixos, mas sim um crescente desde o primeiro cd. Isso é algo que, para um fã, é maravilhoso e cria sempre grandes espectativas em relação ao próximo cd. Eles aparecem na quinta posição neste Top 10 por estes motivos e, claro, por não serem apreciados pelo público em geral.

1 - Fantasma (2000)
2 - Flesh (2004)
3 - North (2008)

4 - Alice In Chains
Alice in Chains... uma senhora banda. Eu sei que muitos possuem preconceitos com as bandas do movimento grunge, eu também não as aprecio tanto assim. Pearl Jam e Nirvana, pra mim, gozam de uma fama um tanto quanto injusta. As duas bandas mais significativas para mim dentro deste movimento são o Soundgarden e o Alice in Chains. Por que? Porque eles realmente incorporavam na melodia o que era dito nas letras, aquela agressividade com a melancolia. Aquele niilismo do Nirvana não é nem de longe compatível com as letras e o Hard do Peral Jam... bem... não é ruim, mas de grunge não vejo nada... eles só deram a sorte/azar de serem de Seattle e começarem sua carreira ao mesmo tempo que o grunge explodiu.
Voltando ao AIC. Quando eu escutei pela primeira vez eu falei exatamente "Caralho, que porra é essa?" Um peso muito grande, eu realmente achei que tivesse colocado o cd de alguma banda de heavy por acidente para tocar. O AIC também não teve altos e baixos, mas eles alternavam cds bem pesados com cds mais lights e deixava bem claro sua versatilidade, inclusive pelo o acústico. A voz do Layne Staley... uma das vozes mais memoráveis da música... carregava tanto ódio e pesar que me arrepia até hoje. Lembro, em uma bela manhã, quando acordei e coloquei no canal de notícias e a reportagem era a seguinte: "Encontrado corpo em decomposição de integrante do Alice in Chains"... foi a morte no cenário musical que mais me abalou... mesmo perdendo o Dio recentemente. Eu achei que era o final da banda, mas como o Jerry Cantrell já vinha assumindo o vocal da banda gradualmente (o Grind era cantando praticamente 50% por ele) todos ficamos torcendo para que a banda continuasse apenas com os outros trê integrantes. Jerry lançou dois cds solos muito bons, mas ainda longe de serem um do AIC. E, finalmente, com a entrada do Willian DuVall que diga-se de passagem caiu como uma luva na banda, o AIC voltou a lançar cd... e que cd. Fico muito feliz com a volta da banda com mais de 10 anos sem lançar nada.

1 - Dirt (1992)
2 - Facelift (1990)
3 - Jar Of Flies (1994)

3 - Dream Theater
Ame-o ou deixe-o. Acho que isso resume bastante o DT. Como toda banda de Progressive aqui eles possuem uma GRANDE identidade. Não tem como você chegar no meio de uma música deles e não pensar "isso é DT". Uma banda com história constante, apesar de diversas trocas de integrantes. Porém essas trocas não fizeram cair a qualidade da banda, mas sempre mudava o estilo da banda tocar e compor e isto dá uma cara totalmente nova a cada cd da banda. Eu, pessoalmente, me identificava mais com as músicas da era do Kevin Moore, sempre achei que tinha mais atmosfera e com a saída dele o Myung praticamente parou de compor, o que é uma pena. Mas com Jordan a banda ganhou um ar mais técnico, que me agrada bastante. As letras são sempre muito intrspectivas e muito bem elaboradas. Confesso que não curto muito as do Portnoy sobre o alcolismo, mas sempre possuem melodia marcantes. Os projetos paralelos de todos os integrantes são muito interessantes, o Liquid Tension Experiment se destaca, e vale a pena, para quem gosta da banda, serem confiridos. Em plena atividade acelerada sempre tem algo novo deles saíndo e vários bônus. Por serem muito técnicos, harmoniosos, terem uma carreira sólida e tocarem Progressive Metal eles aportam na terceira posição.

1 - Awake (1994)
2 - Images And Words (1992)
3 - Train Of Thought (2003)

2 - Kreator
Imagine tudo aquilo no que você acredita e advoga transformado em música e com a roupagem que você sempre idealizou. Isto é o que o Kreator é para mim. Um Thrash Metal Germânico, altamente agressivo, cheio de ódio, anarquista beirando o niilismo, ateu e ainda assim utópico. As letras do Mille são profundas inspirações para mim. Eles tiveram seus altos e baixos no que tange a parte melódica... a década de 90 foi bem "estranha" para o Kreator e os anos 80, apesar de ter sido bem agressivo e com grandes clássicos, havia o problema já mencionado no Testament do som pastoso. Mas o começo da década de 2000 o Kreator ressurgiu das cinzas e já lançou três cds que são o supra-sumo do Thrash Metal. Bem, sem mais o que falar desta banda que beira a perfeição. Longe, muito longe mesmo, de ser apreciada pelo público em geral e advogando por tudo que eu acredito. Aliás, se eu fundasse uma religão as músicas do Kreator seriam os hinos. Para quem assistiu o show nota-se que existe uma roupagem de culto e não de descontração... quase uma doutrinação.

1 - Violent Revolution (2003)
2 - Enemy Of God (2005)
3 - Outcast (1997)

1 - Rush
Nem sei por onde começar... Rush. Uma banda com uma carreira longa e constante, uma banda que nunca lançou um cd ruim, com um nível técnico do mais alto gabarito, uma harmonia fora da realidade e letras culturalmente diversificadas e profundas. O Rush apresentou várias fases bem distintas e todas muito boas. Claro que alguns fãs, assim como eu, preferem determinadas fases, mas isso não faz das outras fases ruins. Em todas as fases da minha vida o Rush se fez presente. É a única banda constante nos meus piores e melhores momentos. Siceramente não quero falar muito deles... como todo fã eu os quero só pra mim e por favor, não gostem do Rush.

1 - Permanent Waves (1980)
2 - 2112 (1976)
3 - Grace Under Pressure (1984)

Nenhum comentário: